Coisas sobre Linux que me chamaram a atenção recentemente

Coisas sobre Linux que me chamaram a atenção recentemente

LinuxVersions

Você pode não saber (ou esquecer às vezes), mas o Linux está muito presente na sua vida. Mesmo que você não o use diretamente como sistema operacional principal, mais da metade dos sites que você acessa está rodando em plataforma Linux. Isso inclui empresas gigantes como Google, Facebook, Twitter, Soundcloud, Amazon, Spotify, etc – a lista é muito, mas muito longa. A maioria dos filmes que você assiste utilizam Linux para renderizar cenas extremamente complexas que às vezes levam semanas ou mesmo meses para serem renderizados. O sistema móvel Android também é um Linux também caso você não saiba. E o seu roteador e a sua SmartTV provavelmente rodam Linux também!

Embora atualmente meu computador principal rode OS X, eu estou em contato com vários servidores que rodam Linux os quais acesso frequentemente. Além disso, utilizei Linux como S.O. principal de 2007 à 2011, através das distros Ubuntu e OpenSUSE (além de outras que utilizei por pouco tempo, como Slackware e Debian).

Na última semana várias coisas me chamaram a atenção no mundo Linux e esse é o motivo desse post:

1. O último episódio do podcast do Hack ‘n’ Cast (v0.3) foi uma introdução ao Linux e foi muito bom, vale a pena escutar: http://mindbending.org/pt/hack-n-cast-v03-introducao-ao-gnulinux.

2. Um amigo que é programador disse que nunca (palavra forte!) usaria Linux porque nem criar um script similar ao batch do “Janelas” ele conseguia. Bom, pensando que isso pudesse ser útil para mais pessoas, gravei um screencast ensinando como criar scripts no Linux e no Mac OS X: http://youtu.be/W84Ok6XGnow.

3. Assisti à uma ótima palestra chamada “Linux Sucks”: http://youtu.be/5pOxlazS3zs.

4. Lembrei e reli o excelente ponto de vista do Pothix sobre porque ele deixou o OS X e voltou a usar Linux: http://pothix.com/blog/development/menos-mac-e-mais-linux.

5. Pra finalizar (e descontraír), há um tempo atrás eu ganhei de um amigo que trabalha na RedHat um chapél vermelho (red hat, rá!), o qual foi parar na cabeca do Tux que eu tenho na minha estante, vide fotos abaixo. Ficou bem bacana! :-)

1

2

Bom, essa não é a primeira vez que eu escrevo sobre Linux e também não será a última. Linux é muito mais importante do que as pessoas pensam. Pense 3 vezes antes de subestimar o sistema do pinguim! ;)

  • thiagoalessio

    Fala bixona, dá um search & replace aí no seu post e troca “Linux” por “GNU/Linux” senão um certo barbudo não vai curtir seu post ;D

  • lucascaton

    Eu pensei em fazer isso, mas isso nunca pegou então não faz sentido chamar de GNU/Linux apenas para ser 100% correto.

    E outra: quem usa Linux de verdade sabe da importância do GNU :-)

  • thiagoalessio

    tadinho dele :( kkkkk
    mas se foda, quando estou falando com alguém sempre falo só “linux” memo.

    curti bastante os links q vc botou ae, uso linux no trampo o dia inteiro e mesmo no mac uso vagrant com um ubuntão ;D

    faltou vc mencionar sua distro favorita … Flamewar.start(“distros”)

  • Æ!!

    Legal, valeu por mencionar meu post. :)

    Há braços

  • deadc

    Volte a usar Linux catón, pare de frescura com OSX.. vire maxo home!

  • lucascaton

    Mas eu uso Linux, só não uso na minha máquina principal :)

  • lucascaton

    :)

  • lucascaton

    Ubuntu resolve bem pra mim — e Ubuntu Server nos servidores :)

    Eu esqueci de colocar no post que toda vez que sai uma nova versão do Ubuntu, eu baixo, coloco no pen-drive e rodo via live-USB aqui pra brincar um pouco e ver o que mudou!

  • Se não usa na máquina principal então você não usa! Hahahah…

  • Só para encher mais a bola do Linux, poderia citar que a própria MS o usa haha

Comments are closed.