Por que eu voltei a usar iOS / iPhone

Por que eu voltei a usar iOS / iPhone

Em agosto desse ano, eu escrevi sobre como estava sendo minha experiência com o Android. Quatro meses depois, voltei a usar iOS. Vamos aos fatos: eu pretendia ficar mais um tempo com ele, mas o derrubei e a tela parou de funcionar completamente. Como eu já estava bastante ansioso pra voltar a usar o iOS / iPhone, aproveitei a oportunidade e comprei um iPhone 5s.

hero_start__posterframe

Mas o Android estava tão ruim assim?

Não.

Antes de mais nada, vou ser sincero: Android é sim um excelente sistema.

android

Conforme o que eu escrevi, eu tinha um Samsung S4 e o Android estava me atendendo perfeitamente bem no começo, mas depois de um tempo comecei a ter alguns problemas com a ROM original (da Samsung): lentidão, o fato de eu não poder atualizar, etc. Essa imagem que mostra bem claramente o problema das atualizações do Android:

03-ios-android

Antes que o Jonas me xingue, algo que deve ficar claro: não devemos resumir a experiência de usar Android somente se baseando na experiência de usar um Samsung. Mas o fato é que o Samsung S4 é um dos aparelhos mais utilizados atualmente, por isso achei que eu não fosse ter esse tipo de problema.

Resolvi então colocar uma versão pura do Android (vale ressaltar que essa ROM não era oficial). Ficou bom no começo, mas depois de um tempo, ficou pior: as apps davam crash toda hora e o sistema como um todo ficou lento. Tentei voltar para a ROM da Samsung (ou até alguma outra – exemplo: Cyanogenmod), mas era tanta gambiarra que desisti.

O que eu ganhei voltando para o iOS / iPhone

ios

  • Podcasts – uma app decente para o que mais faço com o meu celular: escutar podcasts. Não encontrei nenhuma app (free ou paga) que me atendesse 100% no Android. E isso o Podcasts da Apple faz muitíssimo bem;
  • iOS 7 – o novo sistema está muito estável e muito bonito.
    O que mais eu posso querer? ¯\_(ツ)_/¯
  • Gerenciamento de arquivos – Não tenho mais que me preocupar em que diretório os arquivos estão (e não saber se estou desperdiçando espaço);
  • Find my friends – as opções do Android não eram muito boas (Testei o “Life360” e alguns outros);
  • Calandários perfeitamente sincronizados – Várias items do meu calendário estavam no iCloud. Agora calendários do iCloud, do Google e do Facebook estão perfeitamente sincronizados;
  • Sensação de controle do que está realmente acontecendo no aparelho – Em vários momentos você tem a noção de perder esse controle no Android;
  • Fluidez – Somando o processador A7 (64 bits \o/) e a boa integração entre hardware e software, a fluidez / estabilidade do sistema como um todo ficam fantásticas;
  • Camera com suporte à 120fps (slow motion) – simplesmente sensacional;
  • Earpods – os novos fones são ótimos;
  • Touch ID – Sem muito o que falar, é sensacional também.

touchid_hero

Uma coisa interessante e que antes era exclusivo do Android é o relatório de consumo da banda 4G separado por app, o qual agora está disponível também no iOS 7.

4g_usage

O que eu perdi deixando o Android

  • Notificações – O LED, os mini-ícones perto do relógio e a sincronia perfeita com as apps – tudo isso somados fazem as notificações do Android serem melhores que as do iOS;
  • Relatório de consumo da bateria – Isso simplesmenete não existe no iOS;
  • Instalar apps via web – sinto falta disso, funciona muito bem no Android;
  • Teclado swipe – fiquei mal acostumado com esse teclado também. Mais um ponto pro Android.

Conclusão

ios_hero

Das principais opções atuais, iOS / iPhone é o que me atende melhor.

  • Diego Eis

    Fez a coisa certa.

  • Concordo com seus pontos de vista.

    Mudei agora pro android, comprei um Moto-x e estou indo bem com ele, principalmente por ser um android puro.

    O que mais senti falta foi realmente o Podcast, mas entrei em contato com o pessoal do wecast e tem um projeto de trazer o mesmo pra android também. Outra opção seria desenvolver um parecido com o podcast do IOS que realmente é muito bom ;)

    Quanto aos fones, nem cheguei a retirar os da motorola da caixa, só uso os da Apple mesmo.

    Bom como você deve se lembrar o grande diferencial aqui no Brasil pra eu ter comprado o Moto-x foi o preço. Paguei 1,000 reais no aparelho, se fosse pegar um Iphone 5s pagaria pelo menos 2,800 reais. Mas como você está morando ai e podendo pegar o IPhone com preço bem mais justo já compensa!

    Abraços,

  • Robson Previato

    Sempre usei iPhone, mas eu comprei um Moto-G pra ver qual é a do Android, e devo dizer que compartilho todos os seus argumentos. Mas no meu caso eu senti falta de outra coisa que é o iTunes somado ao iTunes Match, que pra mim está muito a frente da Play Music.

  • lucascaton

    Massa Robson, valeu pelo comentário.

    Eu estou usando o Spotify (versão gratuita) há 1 ano, tanto no Mac quando no iPhone.

    Nunca tive nenhum problema sequer, pelo contrário — ambas apps são muito estáveis. O serviço também nunca ficou fora do ar, nunca perdeu minhas músicas, enfim, não tenho do que reclamar!

    Não estou dizendo que o iTunes + iTunes Match tenham esses problemas, só que como tenho pouco espaço no SSD, gosto de deixar minhas músicas na núvem e escutar via streaming! ツ

    Abraço!

  • Cara, sou usuário Android desde… bem desde sempre, lá atrás quando o sistema era uma bo*ta… Sempre disse pra mim mesmo que NUNCA iria comprar um iPhone, primeiro pq eu acho que o aparelho não vale o preço (e ninguém me convence do contrário).

    Só que… Minha esposa ganhou um iPhone 6, e resolveu me dar de presente… Putz, e agora… Pretendo usa-lo por um periodo-teste de uma semana.

    Vamos ver, se eu me adapto a ele. Hoje sou muito dependente do ecossistema do Google. Vamos ver como eu me viro com o iOS.

    O fato de ter que usar o iTunes representa 90% da minha irritação, mas vamos dar uma chance à maça, visto que eu uso um MacBook faz 4 anos. :D

    Vamvê!
    PS: Se alguém tiver alguma sugestão de adaptação, eu agradeço.

  • lucascaton

    Fala Victor, valeu pelo comentário.

    Só temos a real experiência de algo depois de usarmos por um tempo. Por isso decidi testar o Android. E é o que você está fazendo agora! Tenho que dizer que minha experiência foi muito bacana, espero que a sua também esteja sendo ツ

    Sobre o iTunes, eu nunca uso ele. Minhas músicas estão no Spotify, meus backups estão no iCloud, meus Podcasts ficam só no iPhone… então eu simplesmente não preciso dele!

    Conta aqui depois como está sendo sua experiência!

    Abraço!

  • Jéferson

    Bacana seu post, muitas coisas refletem quando eu usei o Android e sentia as mesmas coisas… Veja só em meado de 2009/2010 eu usei por uma semana o iPhone do meu irmão, acho que na época o 3GS, gostei durante a semana mas logo enjoei por questões de velocidade do aparelho e da adaptação, abandonei o aparelho e continuei no meu Nokiazinho e Em 2011 fui atrás de um Samsung Galaxy S2, usei até o final de 2014, usava o Android para tudo, mas claro que com doses moderadas, porém a cerca de um ano o sistema já estava dando crashs atoa, travava o swype e as vezes esquentava como se eu estivesse usando o celular para fritar um ovo com nenhuma aplicação rodando (?) desta forma acabei por desanimar do parelho e procurar novos horizontes, resolvendo entrar no mundo da Apple de cabeça com o iPhone 6, e até o momento me sinto satisfeito, mesmo as veZes pagando por um App ou outro ainda sinto que fiz um excelente negócio, e não sinto falta do swype apesar de ter como baixar ele na loja e até penso em desenvolver para ele hahaha

    Grande abraço e coloque umas atualizações do iOS 8

  • lucascaton

    Bacana Jeferson, valeu pelo comentário.

    Eu uso o SwiftKey (http://swiftkey.com/pt/?sw=pt), gosto muito!

    Abraço!

  • Jéferson

    Opa, ano depois eu respondo haha..
    Bom eu cheguei a baixar o SwiftKey também, porém senti que ele é menos preciso e as vezes lento, apesar de ainda continuar a utiliza-lo…
    Você ainda utiliza ou já esta utilizando outro teclado?
    Abraço

  • lucascaton

    Ainda uso! O teclado padrão é bom também, mas acho que o auto-corretor do SwiftKey é bem melhor! Além de poder digitar com uma mão só, desligando sobre as teclas até formar a palavra! :-)

  • Paulo Ricardo

    É muito importante testar coisas diferentes, eu era usuário fanático do android, comprava aparehos tops, customizava, mexia com root, recovery, Kernel, amava Xposed, enfim, futricava em tudo, e ainda era hater de Apple, mas com o tempo vendo reviews, e lendo a respeito, comecei a me interessar, até que há dois anos tomei coragem e comprei um 5S, e gostei! Sim, o iPhone tem seus pecados, mas me satisfez, por incrível que parece eu me apaixonei por esse modo “ditador” com que a Apple administra o sistema, hahahaha, tudo tá sempre no lugar, tudo tem layout semelhante, apps bem desenhados, sistema de backup invejável, e eu acabei trocando a liberdade do android, por essa “prisão” do IOS, pode parecer estranho, mas eu gosto.
    Minha tristeza fica por não ter tido a oportunidade de comprar um Windows Phone (quando o sistema estava em seu auge) pra ver como ele é no dia a dia. Acredito que hoje não compensa gastar dinheiro com ele.

  • lucascaton

    Concordo plenamente com você. Eu também nunca tive um Windows Phone, mas já brinquei com aparelhos em lojas e de amigos e tenho que dizer que achei bacana também. O único problema eram os aplicativos; poucas empresas/desenvolvedores investem em apps para a plataforma.

Comments are closed.