O que eu uso pra me organizar

O que eu uso pra me organizar

Vou listar as ferramentas que uso diariamente pra me organizar e proteger meus dados.

Confesso que eu já perdi dados importantes no passado (com quem nunca aconteceu?) e isso acabou me deixando neurótico com backups.

Agenda de contatos

Pra começar, como minha agenda de contatos não ficava na nuvem e já perdi ela quando trocava / perdia celular, acabei usando por muito tempo uma agenda de papel. Eu sei, é muito estranho, mas eu me sentia seguro. De um tempo pra cá, a substituí pela agenda de contatos da Apple (presente no Mac OSX e no meu iPod Touch), sincronizados pelo iCloud (e backup lá também). Óbvio que armazenar essas informações eletrônicamente é infinitamente mais vantajoso. Guardo fotos dos contatos, vários e-mails, telefones, usuário do twitter, endereço, etc.

Agenda de compromissos

Assim como minha agenda de contatos, eu também usei por muitos anos uma agenda de papel. Mas finalmente me desapeguei e não comprei uma agenda 2012. Substitui esta por dois softwares, os quais estão me atendendo muito bem:

iCal: Onde anoto todas os compromissos, os importantes com avisos sonoros e avisos por e-mail, também sincronizados entre o Mac e o iPod Touch via iCloud; e Wunderlist: que é um software para listar as coisas que você precisa fazer em determinado dia, no estilo “TO-DO list”. Ele possui versão web, versão pra Mac OSX e versão para iOS. Outra coisa que me fez gostar ainda mais é a possibilidade de editar / criar tudo offline no iPod Touch (já que eu não tenho 3G) e sincronizar tudo depois, quando estiver numa rede wi-fi.

Algumas tarefas ainda estão no Google Calendar (como aniversários e tarefas recorrentes, ambos com avisos por e-mail). Estou migrando estas aos poucos para o iCal.

Leitor de feeds RSS

Uso o Google Reader desde 2005 e funciona perfeitamente bem, nunca tive nenhum tipo de problema com ele. Atualmente tenho 175 subscriptions e leio aproximadamente 70% dos items de lá (dependendo se o título me interessar ou não). Uso bastante o recurso “starred” para selecionar os item que quero ler depois, quando não posso ler no momento. Uso bastante o recurso de envio de post por e-mail, pra comparilhar com quem possa interesar.

Bookmarks

Depois de muito tempo usando o Delicious, o abandonei e comecei a usar o Google bookmarks. Uso uma extension do Google Chrome pra adicionar item lá e uso com frequência pra me lembrar de páginas que já visitei e eram úteis em potencial.

Anotações em geral

Em 90% dos casos, uso o Evernote, software para o Mac OSX e iOS. Nos outros 10%, uso papel e caneta apenas, o que às vezes é insubstituível.

Armazenamento de senhas

Utilizo o LastPass, que possui uma extension pra todos os browsers atuais e em geral funciona bem. Uma vez tive um problema com ele, mas o pessoal do LastPass entrou em contato comigo em poucos minutos pra resolver meu problema (e olha que eu uso a versão free!).

Repositório de projetos

Meus projetos open-source ficam no Github, o qual tem ótimos recursos e boa usabilidade. Já meus projetos fechados ficam no Codebase, o qual gosto bastante, uma vez que além de servir como repositório git, também consigo gerenciar o projeto de forma integrada, criando tickets, milestones, atribuindo tarefas para usuários, configurando prioridades, etc.

Controle de contas ($)

Até hoje não achei um software que me atendesse 100%, o que me obriga até hoje a usar uma planílha salva no Google Docs. Mas isso está para acabar (espero!). Semana passada, iniciei um novo projeto (open-source), chamado Financial Control (sou péssimo para nomes). Já está no GitHub: https://github.com/lucascaton/financial_control, mas está apenas 15% pronto. Assim que eu o terminar, publico aqui no blog.

Redes sociais

Uso Facebook, Google+ e Twitter, mas não me comprometo a ler tudo que aparece por lá. O que mais uso, sem dúvidas, é o Twitter, e como a maior parte das pessoas que eu sigo são programadores, uso com o objetivo de me atualizar, descobrir e compartilhar coisas relacionadas à desenvolvimento de software.

Lembretes rápidos

Não tem como fugir. Vez ou outra, mando um e-mail pra mim mesmo com alguma tarefa rápida pra lembrar depois. A propósito, uso o Gmail desde 2004 e organizo com os labels e filtros que o serviço oferece, além da Priority Inbox (Caixa de entraga prioritária).

Backups

Como eu já falei, sou meio neurótico com backups:

  • Faço um backup dirário de todo conteúdo do meu Mac em um HD externo. Como trabalho com o Mac, levando ele diáriamente para o escritório, fiz seguro deste também!
  • A cada 6 meses faço um backup das coisas mais importantes em DVDs (uso aproximadamente 6 discos) e pra eu não esquecer, o Google Calendar me manda um e-mail semestral avisando: “Você precisa fazer um backup semestral em DVDs :-)”.
  • Mensalmente, faço backups dos seguintes items:
    • Subscribes do Google Reader
    • Address Book da Apple (além de já ter um backup no iCloud)
    • LastPass
    • iCal (além de também já ter um backup no iCloud)

Compartilhem o que vocês usam também!

  • Æ!!

    Bem legal seu esquema de organização! Quem me conhece sabe que eu sou meio bizarro quanto a organização. Por muito tempo utilizei GTD para me organizar (eu era moderador da GTD-br) e ainda hoje uso um pouco das coisas do GTD.

    Eu deixo meus contatos e eventos com o Google (contacts e calendar) e sincronizam lindamente com o Android. O mac também ta sincronizando com eles, mas é uma bosta, o mac caga os telefones default dos meus contatos, mó porcaria.

    Para todo list eu uso o todoist.com. Já faz uns 4 anos que eu uso esse site e não tenho o que reclamar, sempre serviu muito bem, simples e prático.

    De resto eu uso quase as mesmas coisas :)

    Há braços

  • Lucas

    Fala Lucas, blza?

    Para contas ($) já experimentou o minhaseconomias.com.br????

    Abs!

  • Não, mas já experimentei vários (mais de 10) e desisti, nenhum me atende tão bem como minha planilha (que é meio complexa).

    Por isso comecei a desenvolver o Financial Control, mas estou sem tempo de finalizá-lo…

    Abraços!

  • Faltou na lista o http://www.memoryzer.com, uma ferramenta fantástica para guardar paginas que visita e criar coleções de favoritos. Também permite compartilhar coleções de links. Vale a pena verificar!

  • lucascaton

    Fala Samur, eu uso o Google Bookmarks: https://www.google.com/bookmarks/

Comments are closed.