Minha apresentação sobre Expressões Regulares

Minha apresentação sobre Expressões Regulares

Aproximadamente 5 meses depois da minha primeira apresentação no Bio Labs, realizei recentemente mais uma apresentação. Esta, sobre Expressões Regulares.

Bio Labs são apresentações que fazemos aqui na Bio Ritmo, para os setores de desenvolvimento de software, infraestrutura e suporte, com o objetivo de compartilhar conhecimento entre as equipes.

Nessa apresentação, eu falo sobre Expressões Regulares: por que poucas pessoas usam? É realmente difícil ou isso é um mito? Como ler e escrever expressões regulares? Para que servem os metacaracteres? Onde posso usar? Em que caso pode me ser útil?

Dessa vez foi filmado, embora a qualidade não tenha ficado 100% boa (às vezes a iluminação fica meio ruim).

Segue o vídeo da apresentação e os slides:


Me mandem feedback, comentando o que acharam, críticas, sugestões, dúvidas, etc.

  • Opa,

    A apresentação parece bem extensa e completa! Expressões Regulares realmente salvam vidas e pode ser usadas em diversos contextos. Só senti falta do lookahead, lookbehind e alguns condicionais.

    Os lookarounds eu uso direto, até fiz um post sobre isso em http://gustavodutra.com/geek/lookahead-lookbehind-e-condicionais-em-expressoes-regulares, já os condicionais uso bem menos, mas é legal conhecer!

    Parabéns pela apresentação =)

  • Opa, valeu Gustavo!

    Na verdade, no final eu comento um pouco sobre metacaracteres “modernosos” (termo criado pelo @oreio), embora alguns eu não recomende pelo fato de funcionar apenas com o Perl.

    Abraços!

  • Pingback: Como ordernar linhas no Vim | Lucas Catón()

  • gustavosbarreto

    Muito bom, inspirou uma apresentação minha sobre regexp.

  • lucascaton

    :-)

Comments are closed.