Lá vem mais um Windows (ou “Motivos pelos quais não volto pra Matrix”)

Lá vem mais um Windows (ou “Motivos pelos quais não volto pra Matrix”)

Acabei de receber um vídeo de um amigo chamado “Windows 8 Concept”. Segue o vídeo abaixo e logo após alguns motivos (pessoais!) pelos quais eu não volto pra “Matrix”.

Antes que me atirem pedras, quero deixar claro duas coisas: primeiro que essa é a minha opnião. Você tem todo o direito de não concordar (dê sua opnião nos comentários :)). Segundo, que eu – sinceramente – não sei se esse vídeo é ou não oficial. Mas este não é o ponto. As coisas que vou falar se aplicam inclusive ao Windows Seven.

Ok, o Windows 8 e até mesmo o 7 podem ter recursos de usabilidades interessantes. Eu adimito isso. Mas o que me desagrada é o fato de existirem coisas definitivamente mais importantes do que uma boa interface. Boa usabilidade e interface bonita são coisas boas… mas desde que o funcionamento geral também seja bom (OSX é um bom exemplo). Exitem funcionalidades absurdas que ele deveria fazer e até hoje não faz (por exemplo ter um terminal decente, através do qual você possa realmente ter controle total sobre sua máquina).

Novamente: não sei se esse vídeo é uma versão oficial, mas se for, tem algumas coisas copiadas do Mac OSX, por exemplo o preview dos documentos (assim como ela copiou o Dock no Seven). A parte irônica disso é que me lembro de propagandas do Windows (pouco antes do Seven) que diziam: “O Mac só é bonitinho… você precisa de um S.O. de verdade”… e agora fazem exatamente o contrário: enchem de “coisinhas bonitinhas” e esquecem do resto…

Não é ser xiita (e cego)… só que o Janelas não me “pega” mais!

  • Pingback: Lá vem mais um Windows (ou “Motivos pelos quais não volto pra Matrix”) « Blog Vale | Blogosfera do Vale do Paraíba()

  • aaah nao cara … bom, vamos lá! só pra fazer justiça lucao, vou começar defendendo o windows em um ponto que vc disse que ele não possui um terminal decente. demorou muito mas agora ele já tem uma parada que chama “Windows Power Shell” … ele é muito bom, inclusive aceita comandos como ls, grep, etc …

    Agora vamos começar a descascar!

    Sinceramente quem utiliza Mac faz tempo sabe que o windows é uma cópia barata, coisa de picareta mesmo. e a cada nova versão do windows eles tentam deixar cada vez mais parecido com o OSX.
    Para quem utiliza um sistema que tem o CoreAnimation não se impressiona com essas animaçõezinhas e fades toscos deste vídeo, cópia safada++;

    Esse conceito de “empilhar arquivos” é pura cópia dos folders que existem no iOS 4, quem tem um iPod Touch/iPhone e atualizou o sistema sabe do que estou falando.
    Além disso, este mesmo conceito pode ser encontrado em um programa para Mac OS X que se chama BumpTop, ou seja, cópia safada++;

    Dock, Quick Look, Trocar usuários com efeito de cubo, alerts presos a janela e com efeito de slide, Hot Corners, Miniaturas das janelas (Exposé) entre outras coisas que já existem no Vista/Seven e coisas desse vídeo = 6 * cópia safada!

    Agora tem o seguinte, apesar dos esforços do core do kde e do gnome, eu acho que eles ainda são muito feios e não tem um padrão visual consistente, gostaria que eles aprendessem mais com a Apple, neste ponto acho que a Microsoft é muito mais dedicada que o Linux.

  • Linux também pode ter “firulas”: gravei esse vídeo com alguns efeitos do Compiz, no Ubuntu 10.04.

  • Huahuahua…

    Xiita detected!

    O vídeo conceito é legal. Mas realmente deve ser fake.

    SO é uma coisa que anda meio parada no tempo. Ultimamente o foco só tem sido ficar mais bonito. =X

Comments are closed.